Pular para o conteúdo principal

Dúvidas sobre psicoterapia comportamental? Confira as principais perguntas e respostas!


Quando falamos em terapia, surgem muitas dúvidas sobre o assunto. Por isso hoje vim responder as que mais costumam aparecer para te ajudar a entender mais o que é psicoterapia comportamental. Veja só!

O que é psicoterapia comportamental? Como funciona?

Existem várias abordagens psicológicas, ou seja, com embasamento científico, e em diversas delas, o Psicólogo pode trabalhar com psicoterapia. A psicoterapia pode ser individual ou grupal (familiar, de casal, de grupos com diferentes características). É diferente de um processo de coaching ou mentoria, pois, se baseará em uma demanda clínica. Ou seja, o cliente busca atendimento psicoterapêutico a partir de uma queixa de desconforto ou sofrimento. O objetivo principal da psicoterapia comportamental é favorecer o desenvolvimento de comportamentos de autoconhecimento, autocontrole, tomada de decisão e resolução de problemas, de forma que o cliente possa entender o que está acontecendo e se posicionar de forma que seja melhor para ele.

É importante sinalizar, que na Psicologia Comportamental os comportamentos não são vistos como bizarros, mas entendidos em sua funcionalidade e busca-se entender como determinado comportamento se estabeleceu. Esse posicionamento permite a ruptura da compreensão dos fatores psicológicos e emocionais como crônicos e estáticos, levando em consideração quais variáveis ambientais favoreceram o desenvolvimento e manutenção do padrão comportamental observado.

Entendendo a funcionalidade do comportamento apresentado, fazemos uma leitura não preconceituosa do comportamento, e a partir desse posicionamento é possível compreender sob controle de quais variáveis o comportamento se desenvolveu. O que vale dizer que a psicoterapia contribui para a aprendizagem de comportamentos de autoconhecimento, tomada de decisão e resolução de problemas e esse conhecimento propicia escolhas mais saudáveis e uma vida mais plena e mais feliz.

Como saber se eu preciso de terapia?

Essa dúvida geralmente faz com as pessoas deixem esse investimento no próprio crescimento para depois.  Se você tivesse dores de estômago significativas e recorrentes hesitaria em buscar um gastroenterologista?  
Pode ser que os sintomas emocionais não estejam tão evidentes, mas, se tem acontecido conflitos frequentes ou aquela sensação de que as coisas poderiam ser diferentes ou mesmo, que você deveria estar agindo de outra maneira, pode ser um alerta importante.
Ou ainda, pode ser que você não esteja se sentindo impactado negativamente pelas consequências da forma como tem agido, mas pessoas próximas e significativas para você têm sinalizado que gostariam que você mudasse de alguma forma. Nesse caso, a psicoterapia também pode auxiliar favorecendo uma interação social mais positiva, com o estabelecimento de comportamentos pró-sociais.

O psicólogo vai decidir pelo cliente?

Já recebi feedbacks de várias pessoas que temem que ao iniciar psicoterapia o Psicólogo decida por ele o posicionamento da sua vida. Talvez caiba aqui um esclarecimento: por que Psicólogos Comportamentais usam a terminologia cliente ou parceiro (parceria de trabalho) e não paciente? Justamente por entender o sujeito como completamente ativo e atuante em seu processo de mudança.
É como se o psicoterapeuta fosse ensinando o cliente a utilizar as ferramentas em benefício próprio, costumo comentar com alguns clientes que ajudo a construir o caminho, mas quem caminha por ele, são eles. Em psicoterapia, o Psicólogo irá sim fazer análises do que pode estar acontecendo, mas irá ponderar com o cliente essas percepções, as alternativas de ação disponíveis e as consequências relacionadas a cada possibilidade, mas a decisão cabe sempre ao cliente.

Primeiro eu devo buscar um psiquiatra ou um psicólogo?

Vai depender de cada caso, isso porque, pode ser que a pessoa tenha tido uma crise de ansiedade e foi primeiramente encaminhada para um profissional de psiquiatria que posteriormente indicou a necessidade de acompanhamento psicoterapêutico. Assim como, quando o cliente já está em psicoterapia e o Psicólogo solicita que o mesmo busque um  Psiquiatra para avaliação da necessidade de conduta farmacológica. Em muitas situações, os dois profissionais trabalham conjuntamente. O importante é sinalizar o uso de remédios deve ser feito com muita cautela, somente prescrição médica, e por isso, a importância da busca por um profissional capacitado.

Existem situações como a depressão em que há um desequilíbrio bioquímico no cérebro, alguns neurotransmissores estão com os níveis alterados e o suporte medicamentoso pode favorecer que o cliente responda melhor à psicoterapia e as atividades cotidianas. Assim como, apenas o uso de remédios sem a análise das situações ambientais que favoreceram o desenvolvimento de tal padrão, pode não ser eficaz por não favorecer mudanças nesse ambiente.

Na psicoterapia comportamental poderão ser trabalhados conflitos existenciais?

Geralmente são momentos decisivos da vida que nos fazem pensar melhor em quem somos, o quão satisfeitos estamos com a vida que estamos levando e o que queremos para o nosso futuro. Assim, esses são momentos que a necessidade de buscar psicoterapia fica evidente. Situações como: Fim do ensino médio e escolha profissional, término da  faculdade e colocação ou recolocação profissional, decidir se casar ou ter filhos e, qualquer outra mudança que exija uma reorganização de vida, de objetivos e prioridades pode ser melhor vivenciada se trabalhada em psicoterapia.
Ficou com alguma dúvida? Você pode entrar em contato comigo pelo e-mail psicologapatriciamotta@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess