Pular para o conteúdo principal

O que é ter uma vida boa?



Cuidar da saúde emocional é tão importante quanto cuidar da saúde física. A Psicologia é uma ciência que, de maneira geral, está preocupada com o bem-estar das pessoas e atua em diferentes áreas para propiciar a aprendizagem de novas habilidades e, consequentemente, favorecer o desenvolvimento pessoal e/ou profissional. Embora grande parte das pessoas acredite que trabalhar bastante, ter fama ou dinheiro possa propiciar uma vida boa, têm sido cada vez mais comuns discussões sobre qualidade de vida e saúde emocional. Inclusive, várias pesquisas científicas têm se debruçado a isso.

Em um momento sociocultural em que preocupações com saúde e bem-estar estão em alta, pensar sobre como você tem se engajado no próprio processo de mudança, implica em pensar quão feliz e satisfeito está com a própria vida.
O que é ter uma vida boa para você? Como estão os seguintes aspectos na sua vida: Estudos, trabalho, família, questões afetivas, questões financeiras, saúde física e emocional? O quanto você se sente confortável e satisfeito da forma como tem lidado com esses fatores?

Ter uma vida boa parece estar bastante relacionado a ter boa saúde emocional, afinal pessoas que são mais felizes costumam viver mais e ser mais saudáveis. Olhar para si próprio, em especial em um contexto de autoconhecimento, desenvolver estratégias para reconhecimento dos estressores e manejo dos mesmos, realizar atividades prazerosas, se dedicar a atividades intelectuais, de preferência que sejam desafiadoras, possuir bons relacionamentos e estar engajado socialmente, ter cuidados com a saúde física e ter um projeto de sentido na vida, são ferramentas importantes para a construção de uma vida saudável e podem ser desenvolvidas por meio da psicoterapia.

Além disso, ter uma vida boa favorece não só a experimentação de momentos de felicidade no presente, como pode ser o principal fator protetivo para um envelhecimento saudável e prevenção de doenças.

Texto originalmente publicado no caderno de Opinião da Folha de Londrina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess