Pular para o conteúdo principal

Com o que você se acostuma para não sofrer?



A Psicoterapia utiliza diferentes recursos terapêuticos para trabalhar as questões emocionais, como metáforas, crônicas, poemas e vídeos.
Isso porque existem pessoas que tem uma habilidade incrível em traduzir em palavras, aquilo que acontece dentro da gente mas não sabemos explicar. Acredito que esse texto de Marina Colassanti pode levar a reflexões profundas.


Eu sei, mas não devia
Marina Colassanti


Eu sei que a gente se acostuma. Mas não devia.
A gente se acostuma a morar em apartamentos de fundos e a não ter outra vista que não as janelas ao redor. E, porque não tem vista, logo se acostuma a não olhar para fora. E, porque não olha para fora, logo se acostuma a não abrir de todo as cortinas. E, porque não abre as cortinas, logo se acostuma a acender mais cedo a luz. E, à medida que se acostuma, esquece o sol, esquece o ar, esquece a amplidão.


A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltado porque está na hora. A tomar o café correndo porque está atrasado. A ler o jornal no ônibus porque não pode perder o tempo da viagem. A comer sanduíche porque não dá para almoçar. A sair do trabalho porque já é noite. A cochilar no ônibus porque está cansado. A deitar cedo e dormir pesado sem ter vivido o dia.


A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. E, aceitando a guerra, aceita os mortos e que haja números para os mortos. E, aceitando os números, aceita não acreditar nas negociações de paz. E, não acreditando nas negociações de paz, aceita ler todo dia da guerra, dos números, da longa duração.
A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorado quando precisava tanto ser visto.


A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. E a lutar para ganhar o dinheiro com que pagar. E a ganhar menos do que precisa. E a fazer fila para pagar. E a pagar mais do que as coisas valem. E a saber que cada vez pagar mais. E a procurar mais trabalho, para ganhar mais dinheiro, para ter com que pagar nas filas em que se cobra.
A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. A abrir as revistas e ver anúncios. A ligar a televisão e assistir a comerciais. A ir ao cinema e engolir publicidade. A ser instigado, conduzido, desnorteado, lançado na infindável catarata dos produtos.



A gente se acostuma à poluição. Às salas fechadas de ar condicionado e cheiro de cigarro. À luz artificial de ligeiro tremor. Ao choque que os olhos levam na luz natural. Às bactérias da água potável. À contaminação da água do mar. À lenta morte dos rios. Se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada, a temer a hidrofobia dos cães, a não colher fruta no pé, a não ter sequer uma planta.


A gente se acostuma a coisas demais, para não sofrer. Em doses pequenas, tentando não perceber, vai afastando uma dor aqui, um ressentimento ali, uma revolta acolá. Se o cinema está cheio, a gente senta na primeira fila e torce um pouco o pescoço. Se a praia está contaminada, a gente molha só os pés e sua no resto do corpo. Se o trabalho está duro, a gente se consola pensando no fim de semana. E se no fim de semana não há muito o que fazer a gente vai dormir cedo e ainda fica satisfeito porque tem sempre sono atrasado.

A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. Se acostuma para evitar feridas, sangramentos, para esquivar-se de faca e baioneta, para poupar o peito. A gente se acostuma para poupar a vida. Que aos poucos se gasta, e que, gasta de tanto acostumar, se perde de si mesma.


-

O que achou do texto? Com o que você tem se acostumado, para não sofrer?


Patrícia Motta é psicóloga em Londrina e atende segundo a linha da terapia comportamental. Entre em contato pelo número 43 99958-6102 ou e-mail psicologapatriciamotta@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess