Pular para o conteúdo principal

Planos para 2018? Falta somente 1 mês e alguns dias...



Você faz uso de agenda? Como organiza e planeja seu dia-a-dia?
Sabia que a Neuropsicologia pode oferecer ferramentas para uma melhor performance nos estudos e no dia-a-dia?
Isso porque desde sua origem a Neuropsicologia tem buscado compreender à correlação entre aspectos neurológicos e características comportamentais e de funcionamento cognitivo. Além disso, tem buscado estratégias que possibilitem a implementação de programas de intervenção que permitam a superação e prevenção de dificuldades.
Por meio dos conhecimentos em Neuropsicologia e Psicologia Analítico-Comportamental busco uma análise aprofundada das contingências ambientais que podem interferir no comportamento de aprender, readequando as intervenções sempre que necessário.
Já aconteceu do seu dia não caber nas linhas retas de uma agenda convencional? Se você é criativo e dinâmico como eu, sabe que uma agenda pode ser também um bloco de registros de criação e insights. Ela deve acolher ideias, inspirações, planejamento além de ser um diário com registro de momentos importantes.
Para aqueles que se consideram versáteis demais para adotar uma agenda convencional, mas precisam dela para organizar o dia a dia, minha sugestão é a agenda anti-planos.
Como Neuropsicóloga, utilizo bastante esse recurso para favorecer organização e planejamento, tanto em clientes sem diagnóstico específico, como em pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade (TDA/H). Ao trabalhar com a estimulação das funções executivas (FE), por ser lúdica, especialmente para os adolescentes tem favorecido o envolvimento com a tarefa e a aprendizagem de organização do tempo, o registro de compromissos importantes.
As funções executivas podem ser definidas, de maneira resumida, como um conjunto de habilidades que favorecem a regulação do comportamento para atingir demandas complexas. É composta pelas habilidades de flexibilidade cognitiva, memória de trabalho e controle inibitório (capacidade de adiar recompensas).
São essas habilidades que nos permitem planejar, regular e organizar caminhos para solucionar problemas. Portanto, são habilidades necessárias para a aquisição da aprendizagem escolar e também para o gerenciamento da vida adulta.
Pessoas que apresentam Transtorno do déficit de atenção e/ou hiperatividade apresentam comprometimento das funções executivas. As dificuldades de inibição  podem ser observadas quando interrompem outras pessoas falando, fornecem respostas impulsivas,  têm dificuldade para controlar as emoções, conversam em momentos que deveriam fazer silêncio.
Já o comprometimento da memória de trabalho pode ser observado quando não consegue seguir corretamente as instruções da tarefa (o que mesmo eu tinha que fazer?), tem dificuldade para fazer cálculos ou solucionar problemas matemáticos mentalmente, ou ainda, quando em uma atividade escrita não consegue organizar as informações de maneira coerente (começo, meio e fim).
Por fim, a falta de flexibilidade cognitiva pode ser percebida quando tem dificuldade em mudar a forma como se comporta ou faz qualquer atividade, mesmo frente a erros, não consegue mudar a estratégia de resolução de problemas.
Outra dificuldade percebida é em relação a memória prospectiva, ou seja, é a memória do que ainda vai acontecer - compromissos agendados para o futuro. É comum acontecer esquecimentos. Assim, faz-se necessário o investimento em lembretes e em estratégias que façam com que a pessoa esteja sob controle do que deve ser realizado, de maneira efetiva.
O uso de agendas, como essa em específico, podem funcionar como um treinamento, do hábito de escrita, anotação e planejamento de eventos importantes e favorece a aquisição e manutenção do hábito, inclusive para o uso de um formato mais convencional depois.
Para quem não se identifica mais com o mundo do papel, atualmente existem alguns aplicativos que podem ser usados:
Trello e Monday.com: O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos e atividades que vem sendo usado por muitos profissionais e estudantes em todo o mundo. Nele, conseguimos criar quadros separados por tarefas e projetos que queremos realizar, marcar outras pessoas (ótimo para compartilhar ideias!) e ir marcando por etiquetas o que é prioridade ou não. É simples de usar e você consegue acessar tanto pelo computador, quanto pelo celular ou tablet.
Com a mesma ideia de gerenciamento de projetos, o Monday.com (referência à segunda-feira, dia em que muitas pessoas iniciam novos projetos), é uma ferramenta que ajuda a enxergar de forma mais visual tarefas que precisam ser entregues, marcar prazos para finalizar alguns compromissos e ter uma ideia melhor do que precisa ou não ser realizado para atingir um objetivo!
Automate/IFTTT e Zapier: Ferramentas que ajudam nosso dia a dia a ser mais produtivo podem conversar entre elas, sabia? Isso acontece quando usamos por exemplo o Zapier, que integra tarefas de um aplicativo à outro.
Então se você usa uma ferramenta de gerenciamento de projetos, você pode conectá-la ao calendário do seu celular e assim não esquecer mais nada que precisa ser feito.

Esse e outros recursos são utilizados por mim, em um contexto de intervenção neuropsicológica, com o intuito de aprimorar seu desempenho acadêmico/profissional.

Para conhecer mais do meu trabalho, ligue ou envie uma mensagem para 43 99958-6102. Atendo na linha da terapia comportamental há 7 anos e atendo crianças, adolescentes e adultos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess