Coragem, consciência e amor: Gratidão por ser Psicóloga!


Coragem, consciência e amor: Gratidão por ser Psicóloga!
O que faz um profissional se sentir bem sucedido? Como ele pode dizer que tem se realizado profissionalmente? E mais, do que isso? Que aspectos garantem que ele fez a escolha profissional correta?

Quando me preparava para o vestibular, pensei em como gostaria de ser uma profissional que pudesse contribuir com as pessoas desse mundo, em como minha atuação profissional, de maneira ética, poderia produzir o bem, acolher o sofrimento e transformar as pessoas no melhor que elas poderiam ser.
Acredito que um profissional possa se sentir bem sucedido e realizado quando ele consegue acreditar e ver sentido naquilo que faz, e, consequentemente, passe a agir, naturalmente, de maneira coerente com o que tem estabelecido aos seus clientes.

Na graduação, conheci a Psicoterapia Analitico-Funcional – FAP e depois realizei dois workshops vivenciais, e aí, pude integrar teoria e prática de uma maneira que me permitisse unir o cuidado técnico e ético com o carinho humano que estabeleço com cada cliente!
Como aprendi, com essas pessoas incríveis que me ensinaram FAP: O terapeuta FAP utiliza a relação terapêutica como principal mecanismo de mudança clínica. Para isso o terapeuta deve estar consciente de si mesmo e do outro no momento da interação, ter coragem para agir a favor da relação interpessoal e do desenvolvimento pessoal de seu cliente e agir amorosamente e cuidadosamente, consigo e com o outro.

Quando chego ao momento de concluir um processo psicoterapêutico, quando recebo mensagens e feedbacks de crescimento, bem estar e alcance de objetivos pessoais e profissionais, sinto-me extremamente emocionada. E isso, responde por completo as perguntas com as quais iniciei o texto! Eu agradeço a cada pessoa que passou pela minha vida, que me ensinou, que me fez mais humana, mais empática e mais comprometida.
Sim, a Psicologia é uma ciência linda! Principalmente, por viabilizar que cada um de nós sejamos mais felizes e possamos viver melhor a cada dia!

Comentários

Postagens mais visitadas