Pular para o conteúdo principal

Quando precisamos de palavras que nos inspiram


Sabe aquele dia em que tudo que você precisa é de uma frase de reflexão para se conectar novamente consigo mesmo? Ou de alguma intervenção criativa que possa te fazer olhar o mundo, em uma nova perspectiva, mais motivada e feliz?
É algo que a psicoterapia comportamental trabalha bastante, a possibilidade de mudança de perspectiva ao analisar os acontecimentos da vida, além do incentivo ao cliente de entrar em movimento – se permitir fazer coisas cotidianas que façam sentido para cada um. Acontece que muitas vezes, as pessoas desconhecem coisas legais que podem ser feitas, ou porque não são tão criativas, ou simplesmente porque pensar em fazer algo diferente, pode ser em alguns momentos da vida, algo bastante difícil.
Nesse sentido, como já comentado em outros textos, o psicoterapeuta lança mão de recursos lúdicos (tanto para crianças e adolescentes como para adultos) que possam favorecer o engajamento nos objetivos terapêuticos levantados.
A dica de hoje, talvez tenha cara de déjà vu, você já deve ter visto algo parecido por ai, pois é um livro inspirado em posts de uma página do facebook – indiretas do bem. Na verdade, são 2 livros: O Livro do Bem  1 - Coisas Para Você Fazer e Deixar o Seu Dia Mais Feliz e Livro do Bem 2 - Para Se Aventurar e Ver o Mundo Com Outros Olhos.



É mais um recurso que você pode ter na sua caixa de cuidados emocionais (um outro texto que você pode acessar por aqui).
Os dois livros são bastante interessantes. Com criatividade, sensibilidade e bom humor, propõem exercícios de conexão com coisas que são importantes para cada um: o mundo lá fora e o mundo aí dentro. São propostas de experimentações sensoriais, novas trilhas sonoras, exposição à fatores novos, além de ideias para explorar o mundo à sua volta.
O primeiro tem uma perspectiva mais íntima, com você mesmo. Propõe vários exercícios que podem favorecer o fortalecimento de autoestima e autoconfiança, além de uma compreensão mais leve e divertida para uma vida de sentido e propósito. Exemplo de atividade do livro 1: “tem dias que a gente se sente um peixe fora d’agua, para essas ocasiões tenha sempre um aquário portátil: frases de incentivo. (bolhas para escrever frases de incentivo). “Você é mais forte do que pensa”. “um dia ruim não estraga a alegria de uma vida”. E continue a nadar.
Já o segundo, propõem um desafio mais explorador, para que você se permita a se conectar com o mundo a sua volta, encarar aventuras, conhecer coisas boas que existem perto de onde você está. Como colocam as autoras “É um mapa para as coisas pequenas e especiais da vida”. Favorece ainda, uma compreensão mais empática do mundo.
Exemplo atividade livro 2: frase para reflexão: “Todos os que você encontrar pelo caminho estão lutando suas próprias batalhas. Seja gentil. Sempre”. Wendy Mass.



Ambos os livros podem ser abraços apertados que revigoram a motivação para viver. A psicoterapia, utiliza recursos como esses, somados a diversos outros fatores para o desenvolvimento de um auto-conhecimento mais aguçado. Pois entende que dessa maneira, cada um pode fazer escolhas mais conscientes e viver uma vida mais plena e feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tempo de qualidade com o filhos: dicas para aproveitar as férias!

Conforme sinalizei nos posts anteriores, trarei, semanalmente, dicas para viver um tempo de qualidade com pessoas que lhe são importantes: você mesmo, filhos e família, parceiros afetivos. Como Psicóloga de crianças e adolescentes, preferi essa semana não trazer uma única dica, mas várias, relacionadas à importância de se estabelecer interações que favoreçam a afetividade e a aprendizagem de regras e valores. Estamos iniciando um tempo de férias escolares e a maioria dos pais me relatam não saber ao certo como conciliar trabalho e família. Ao procurarem psicoterapia para os filhos, é comum os pais se queixarem da dificuldade em estabelecer regras e comportamentos de obediência, de que os filhos vão mal na escola, embora, relatem, muitas vezes, que não tem tempo ou paciência para acompanhar os estudos. Relatam que os filhos são distantes, que não querem se envolver em atividades com a família (em especial os adolescentes), mas não sabem descrever o que os filhos estão vendo na inte

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,