Pular para o conteúdo principal

Conheça o que é mindfulness e seus benefícios.



Mindfulness. Você já ouviu falar no termo?

A "atenção plena", como pode ser traduzido o termo do inglês, é um recurso que pode ser usado para ajudar pessoas que sofrem de ansiedade e crises de estresse.

A ansiedade geralmente é caracterizada pelo medo do incerto, do futuro. Por isso, o mindfulness parte do princípio que devemos focar nossa atenção no momento presente e em cada situação que nos está acontecendo, ao invés de tentarmos ter controle de tudo, como é tão comum hoje em dia.

Ansiedade, é também, comumente vivenciada por jovens frente a preparação e realização de provas como o vestibular e o Enem. Mas, por quê?

Bem, primeiro é comum que todos nós tenhamos ansiedade. É importante naturalizar essa emoção, assim como o medo, pois ambas foram selecionadas como uma forma que nos favorece sobrevivência. Está relacionada a como nos organizamos para nos defender de situações ameaçadoras, reais ou imaginárias.
Isso porque, quando reconhecemos uma situação de perigo ou estresse, ativamos alguns mecanismos para lutar ou fugir. Aumento do batimento cardíaco, alteração na frequência respiratória, frio na barriga, mãos geladas, entre outras, são sensações físicas experimentadas quando alguém diz estar ansioso e estão relacionadas a reação neuropsicofisiológica de resposta ao estresse, e, preparam nosso corpo para emitir comportamentos de defesa, como correr, fugir e se defender de algo.

Com o vestibular não é diferente. Aprendemos, culturalmente que esse é um momento importante de decisão. Além de ter que definir qual profissão teremos, é também uma fase de transição da adolescência, para juventude e vida adulta. Somado a complexidade de um processo de decisão, podem estar presentes, fatores como nível de auto-exigência, expectativa familiar, mudanças (de endereço, assumir comportamentos de responsabilidade, autonomia, independência), além da concorrência para a vaga em questão, falta de controle e imprevisibilidade quanto ao resultado, e claro, relacionado à imprevisibilidade, o risco de não conseguir ser aprovado.
A partir dessa descrição, é muito compreensível, que a maior parte, senão todos que estejam passando por essa fase, se sintam ansiosos.

E onde o mindfulness entra nessa história?

Como sinalizado, o mindfulness é uma técnica de meditação que traz muitos benefícios no curto e longo prazo também! Para estudantes que estão passando por momentos decisivos como provas de vestibular ou ENEM, iniciar a prática pode ser uma grande ajuda para controlar a ansiedade e aumentar a concentração.

Responda às seguintes perguntas:

Quando você está estudando, o que você está fazendo?
Quando assiste às aulas onde estão seus pensamentos?

Essas perguntas são para você começar a pensar o quanto está realizando realmente aquilo que teria que estar fazendo.  
Já parou para perceber o quanto de coisas que tem feito sem pensar, automaticamente?
Vários estudos têm buscado entender que mudanças podem ser feitas para uma vida mais feliz. E estar consciente tem se mostrado um bom caminho.

É comum que estudantes relatem estar lendo no “piloto automático” ou que estão tão preocupados com a nota que mal sabiam o que estavam fazendo ao responder às questões.
Sabe quando você começa a fazer uma prova e percebe várias reações físicas e emocionais de ansiedade, quando acha que deu “branco” na prova?

Praticar mindfulness continuadamente e no momento da realização da prova focar a atenção no momento presente, na prova em questão, respirar profundamente, favorecem que o estudante se acalme, recupere o foco,  e consiga fazer uma prova com qualidade.

É saudável e necessário, que busquemos estratégias para enfrentar momentos importantes (viver é esse momento importante) de maneira mais adequada, assim, o mindfulness pode ser um recurso para que consigamos lidar com todas as demandas da vida e os fatores emocionais advindos de cada momento.

Mindfulness é algo difícil e paradoxal, porque solicita auto-observação e autoconsciência, o que, naturalmente, pode nos levar a perceber sensações físicas e sentimentos desagradáveis, mas trata-se de aprender uma nova postura para olhar para a própria vida, pois a partir do momento que nos tornamos mais conscientes do momento presente, podemos entender melhor ao que estamos respondendo e ao que não queremos responder, sendo possível fazer escolhas mais conscientes e mais saudáveis.
Mindfulness envolve observação e não julgamento, e consequente aceitação, que muitas vezes pode favorecer o enfrentamento.

Cultivar essa postura emocional implica em direcionar a sua atenção de forma consciente e determinada, para a experiência imediata, com curiosidade, abertura e aceitação.

O que quer dizer isso?
Que, ao desenvolver algum exercício, você deve estar atento à atividade que está realizando e às mudanças que poderão surgir de pensamentos, sentimentos e emoções, mas, sem se redirecionar a elas e esquecer a proposta.
Além disso, quando se estabelece a prática de mindfulness, é possível um maior controle dos impulsos, em especial os de agressividade, pois é possível voltar ao momento presente e observá-lo com mais calma, ao invés de simplesmente reagir, podemos escolher qual a melhor reação, favorecendo nossa comunicação e relacionamento conosco e com as pessoas ao nosso redor.

​Os principais benefícios comprovados são:

#1 Diminui o estresse e a ansiedade
A técnica consegue diminuir os níveis de estresse no corpo (cortisol) por ajudar a regular as atividades do cérebro que comandam o estresse e o pensamento consciente. Isso ajuda inclusive quem busca há muito tempo por uma solução permanente para esse mal que atinge tantas pessoas nos tempos modernos.

#2 Autoconhecimento
Quem você é, muito além de quem as pessoas pensam que você é? Pode ser difícil responder essa pergunta, mas o mindfulness traz esse autoconhecimento e a percepção de aspectos que antes não eram observados.
Além disso, o mecanismo-base do minfulness é o awareness, que significa "auto-observação". Uma coisa está ligada a outra!

#3 Aumento da concentração e rendimento
Se você está focado no presente, consegue concentrar-se melhor nas suas atividades, no que está estudando e consequentemente consegue gravar melhor na memória o que está sendo trabalhado e estudado.

#4 Auxilia no combate de algumas doenças
Algumas doenças estão muito ligadas ao estado emocional do paciente. Com uma qualidade melhor de vida e níveis de cortisol (hormônio do estresse) diminuídos no organismo, as chances de desenvolver essas doenças caem significativamente. Os resultados da melhora na mente, são sentidos também no físico.


Como podemos praticar mindfulness?

Lembro que uma das primeiras coisas que li sobre mindfulness foi que, se você não pratica, não pode ensinar alguém a fazer, e desde então, tenho buscado diariamente inseri-lo em minha vida, profissional e pessoal.
É realmente surpreende como os pensamentos automáticos nos arrebatam, principalmente em dias que muitas coisas devem ser feitas, esse texto, por exemplo, já deveria ser concluído há um tempo, mas essa é a questão, se observar gentilmente, sem julgamento, e voltar ao objetivo inicial (se observar, se conectar a si, ao momento presente, sempre que possível).

Como podemos fazer isso?

Vou descrever algumas estratégias que tem funcionado comigo e, de acordo com o relato, com alguns clientes também:

Observar a própria respiração: Sente-se confortavelmente e observe sua respiração, para facilitar manter o foco, você pode contar a respiração, de 1 à 10, um número para cada vez que inspira e expira. Se perder a contagem é só voltar ao número um - o ideal é que programe alguns minutos no despertador (pode começar com 3 minutos) para não ficar controlando o horário no relógio.

Escaneamento corporal: Como estão seus ombros agora? Procure se sentar ou deitar confortavelmente, se preferir pode fechar os olhos. Observe a respiração, procure respirar profundamente e vá observando sua musculatura, como estão seus ombros, sua mandíbula. Pode fazer parcialmente ou estender para todos os músculos do corpo.
Fazer algo, observando exatamente o que está fazendo: tomar um banho, comer, dirigir.

Observar os próprios pensamentos:
O que eu estou sentindo, o que eu estou pensando?


Para iniciar a prática, você pode buscar ajuda de profissionais ou começar pela atenção plena na respiração, que é ensinada no portal Mindfulness Brasil.

Se você já pratica mindfulness ou tem alguma dúvida sobre o assunto, deixe nos comentários!

Sou psicóloga comportamental e atendo em Londrina há 7 anos. Para contatos, meu número é (43) 99958-6102.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess