Pular para o conteúdo principal

Que mulheres desejamos que nossas filhas sejam?


O que o dia 08 de Março representa?

Ao longo da história, inúmeros eventos sociais de luta por igualdade de direitos podem ser listados: Em 08 de março de 1857, fez-se um marco por conta de uma greve na indústria têxtil de Nova Iorque reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade nos direitos trabalhistas para as mulheres. Em 1908, também no dia 08 de março, trabalhadoras do comércio de Nova York, fizeram uma manifestação relembrando a data de 1857, exigindo o voto feminino e o fim do trabalho infantil.

Não somente, nessas datas, mas em uma sucessão de fatos, lutas e reinvindicações em todo mundo relacionados com as mulheres, seus direitos e pedidos de igualdade, fizeram com que no ano de 1910, na Dinamarca, em uma conferência que determinaram o dia 08 de março como: “O Dia Internacional da Mulher”, em homenagem à todos esses movimentos e também como forma de obter apoio internacional para luta em favor do direito de voto (sufrágio universal). Mas foi somente 65 anos depois, em 1975, que durante o Ano Internacional da Mulher, a ONU finalmente passou a celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Construção Social da Imagem feminina, a partir da Psicologia Comportamental:

A Análise do Comportamento defende que a ciência, em especial, a Psicologia Comportamental, deve ser usada para a construção de um mundo melhor. Comportamentos pró-sociais são benéficos não somente para os indivíduos, mas, especialmente, para o grupo ao qual ele faz parte. Ou seja, em um processo de aprendizagem, espera-se que sejam ensinados comportamentos adequados que favoreçam vantagens na vida em grupo, mesmo em um tempo futuro.

A visão comportamental de ser humano, favorece uma concepção pluralista de mulher. O que vale dizer, ser mulher, enquanto gênero ou representação social, é fruto da interação de contingências culturais, que podem ser diversas, portanto, a representação do ser mulher é algo que não pode se esgotar em esteriótipos, porém, diretamente influenciada por  nossas práticas culturais ( a forma como olhamos e ensinamos nossos filhos a olhar para a vida, influenciará diretamente na construção de conceitos como dignidade, respeito e civilidade).

Que mulheres desejamos que nossas filhas sejam? 

Então, vale a reflexão: Que mulheres desejamos que nossas filhas sejam?
Responder a tal pergunta envolve um posicionamento crítico, histórico e cultural. Pois, provavelmente, faz com que cada um de nós nos lembremos das mulheres que conhecemos ao longo da vida, as que admiramos, histórias que ouvimos e vivenciamos, e ainda, um exercício de imaginação em como será o mundo daqui há alguns anos. O que é ser mulher nos dias atuais? Como será daqui há algumas décadas? Tal questionamento deve ser feito por homens e mulheres, uma vez que todos nós, somos influenciados e influenciamos a construção social da imagem feminina.

Ainda, há luz da Psicologia Comportamental podemos analisar as práticas culturais atuais quanto à formação do feminino e do ser mulher, e favorecer o estabelecimento de práticas que favoreçam a valorização da mulher e o desenvolvimento da sociedade como um todo.

A mulher que quero que minha filha se torne diz muito das mulheres que admiro e também da que me tornei, espero que ela, assim, como todas as outras, tenha experiências incríveis de aprendizagem, respeito e valorização. Poderia dizer, simplesmente, que gostaria que ela fosse feliz, mas como felicidade, além de subjetivo, pode ser passageiro ao longo da vida, espero contribuir para que ela desenvolva habilidades de tomada de decisão e resolução de problemas que favoreçam independência e autonomia,que entendo, implicarão, diretamente na possibilidade de construir a própria felicidade.

Que ela se conheça, se aceite e se ame! Que seja capaz de entender o que a faz bem nos diferentes momentos da sua vida, podendo ter escolhas mais saudáveis que favoreçam uma vida mais plena e mais feliz ! Enfim, que ela possa escolher fazer, pensar, e principalmente, SER o que quiser!

Sou mãe e Psicóloga Comportamental na cidade de Londrina, em ambos os contextos acredito e busco viver a vida com coragem, consciência e amor! Meu telefone de contato é (43) 99958-6102.

texto adaptado do publicado originalmente em
: http://iacep.com.br/londrina/wp-content/uploads/2017/03/Dia-das-Mulheres.pdf com co-autoria de Lilian C. A. Juliani.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que são vínculos afetivos e como construí-los?

Você sabe o que são vínculos afetivos? Muito se fala sobre isso, mas na prática, o que realmente significa e como podemos construí-los? Podemos pensar nos vínculos afetivos como a ligação que temos com aqueles que nos são importantes. São frutos de uma interação prazerosa, de uma relação construída pautada pela emoção, carinho, afeto, amor e respeito. Desde o nascimento uma criança demanda cuidado consciente, contato físico, acolhimento, amor. Quando os pais se propõem a cuidar de seus filhos ainda bebês, vivenciam diariamente interações amorosas e divertidas que constroem e fortalecem laços afetivos, ao passo que a criança cresce e os pais continuam cuidando de maneira consistente e afetiva, intensificam o relacionamento com seus filhos, construindo um vínculo saudável. A afetividade é uma necessidade humana! Todos nós queremos e precisamos nos sentir amados. As crianças e adolescentes precisam se sentir amados, acolhidos e valorizados. Quando as crianças e adolescente

Meu filho não quer estudar. E agora?

Você que é pai está lidando com dificuldades nos estudos dos seus filhos, e talvez já tenha buscado inúmeras estratégias para lidar com os conflitos que surgem na hora de fazer a tarefa e esteja se perguntando: Como posso estabelecer comportamentos de estudar no meu filho? Uma primeira reflexão necessária é pensar se os problemas estão no comportamento de estudar ou no de aprender? Salvo situações em que há um comprometimento orgânico da capacidade intelectual ou a presença de transtornos de aprendizagem, de maneira geral, todos estão aptos a aprender sem maiores dificuldades. Já o comportamento de estudar, é um comportamento complexo, multideterminado. Pode ser entendido, inclusive, como uma classe de outros comportamentos, tais como: organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. relacionado, ainda, a alcançar o desempenho exigido pela instituição de ensino. Além disso, estudar exige treino e técnica,

Tudo o que eu preciso hoje é de... uma caixa de pronto-socorro emocional

Você já percebeu que temos dias ótimos, mas também dias que gostaríamos de esquecer? Aqueles que achamos que não deveríamos ter saído da cama? É bem possível que tanto os dias bons como os não tão bons se repitam, como já deve ter acontecido algumas dezenas deles até hoje. O que fazer então, quando aquele dia difícil acontece? Uma boa estratégia para o próximo é aceitar que ele pode acontecer e ter alguns recursos para conseguir enfrentá-lo. Então minha proposta é construir uma caixa de primeiros socorros, semelhante àquela que quando criança, ao ralar os joelhos aparecia com curativos e remédios para fazer assepsia. Devemos cultivar aquilo que nos faz bem. Se você pudesse listar em uma caixinha o que te faz se sentir bem, o que colocaria? A intenção é que você possa pensar em diferentes atividades: práticas, novas perspectivas, retomar algo que te faz bem e há um tempo não tem sido feito, que possam te ajudar quando os tempos são particularmente difíceis e é necess